segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Você tem fome de que??

Meninas,

O dia pra mim começou cedo hoje, mas a correria foi tanta que só pude aparecer por aqui agora! Bem, entre os tantos compromissos, parei para um bate papo muito gostoso com outra noiva/cliente que virou amiga, Beta. Aliás, diga-se de passagem, Beta casa daqui a 13 dias, nos conhecemos quando ela começou a pesquisar buffet e desde então papeamos diariamente!!

Enfim, como ela tá nas vésperas do casamento, conversamos sobre vários detalhes, decoração, o posicionamento dos móveis na recepção, cardápio, e aí veio o grande questionamento dela e que por ser o mesmo de muitas outras, resolvi comentar aqui: "será que a comida vai dar???????"

Acho que essa á uma das perguntas que mais escuto, todas fic
am naquela neurose, morrendo de medo de faltar comida, faltar bebida. Até entendo essas dúvidas, muitas vezes eu também me faço essa pergunta, e acho que isso acontece tanto porque tem alguns buffets que não ajudam, já que mandam propostas surreais, com quantidade de comida que alimentaria um batalhão recém chegado de uma guerra...

Enfim, como algumas sabem, existem certas convenções, e elas servem de parâmetro para calcularmos o quanto deve ser servido para não faltar, mas também para não ter sobras excessivas de comida. Assim, numa festa as quantidades sugeridas são:

10 salgados p
or pessoa
5 a 6 doces por p
essoa
2 pães por pessoa
100 g de frios/antepastos por pessoa
100 g de bolo por pessoa

Minha experiência aponta que isso é suficiente para todos comerem bem e ainda sobrar! É claro que essa é uma média, e a depender da festa que você vá fazer e principalmente do perfil de seus convidados essas quantidades podem mudar. Exemplo, se vai fazer uma recepção curta, 2 a 3 horas de duração, pode reduzir as quantidades sugeridas. Se pretende começar a festa mais cedo e terminar ao amanhecer, é interessante incluir mais algumas coisas no cardápio pra garantir... Tem também o perfil dos seus convidados, isso tem que ser muito avaliado na hora de definir quantidades. Eu não sei vocês, mas minha família associa muito comemoração com comida, assim todos costumam comer mais do que o normal! Nesse caso, se seus convidados têm esse perfil, é prudente aumentar as quantidades, ou oferecer alguma outra opção além das listadas para atender a demanda.

Hoje em dia os mini empratados viraram febre, e por isso praticamente todos os buffets oferecem, o normal é que seja oferecido 2 por pessoa, mas já vi casos onde são oferecidos até 4!!! Sinceramente, acho isso um exagero!!! Uma coisa é você reduzir um poucos os salgados ou os antepastos, e aumentar os mini empratados porque prefere os sabores, a apresentação, isso tudo bem! Mas ter tudo o que falei antes, nas quantidades certinhas, e ainda oferecer 4 mini empratados??? Vai sobrar e muito!!!

Não sei bem o porquê de alguns buffets oferecerem tanta comida. Não sei se é pra justificar preços muito mais elevados, ou se é pra tranquilizar as noivas que normalmente têm pavor da palavra POUCO, mas sei que se você está procurando buffet agora, minha dica é: capriche na comida, mas não esqueça das quantidades médias sugeridas. Afinal de contas, seria muito chato no final de sua festa de casamento você perceber que o que pagou daria pra ter feito DUAS festas ao invés de uma só!

Bjos


Créditos da foto: http://dicasparacasamento.files.wordpress.com

Um comentário:

  1. Alê
    Muito bem colocado a dica de hoje!
    Simplesmente AMEI!!!
    Vc é DEZ!!!
    beijão

    ResponderExcluir