quarta-feira, 21 de abril de 2010

TPC - Tensão Pós Contrato

Olá,

Realmente estou sumida, assumo, mas a correria está grande demais... Mas na primeira oportunidade resolvi passar aqui e escrever sobre um tema que minha amiga Carlinha (Ana Carla) sugeriu... Agora que os casamentos são organizados com tanta antecedência (1 ano e meio, as vezes mais), e muitos contratos são fechados no início, o que fazer nesses meses de "abstinência" sem orçamentos pra fazer, contratos novos para fechar?? Olha, quando Carlinha sugeriu esse tema eu sinceramente não sabia a resposta, mas ontem conversando com uma cliente meio que sem querer descobri como aproveitar esse "tempo livre" sem enlouquecer ou ficar deprimida... Porque noiva é assim, reclama que tem um monte de coisa pra fechar, fornecedor pra pesquisar, mas quando essa fase passa todas ficam tristinhas com aquela sensação de vazio. Então vou dar ocupação pra vocês...

Minha lógica é a seguinte, já fechou buffet? Ótimo! Agora comece a pensar no cardápio... Fechou a decoração? Que tal comprar revistas, pesquisar sites para encontrar coisas legais que possam ser usadas? Isso vale para todos os contratos... Acho que grande parte das noivas hoje deixa essas coisas por último, e acabam deixando os detalhes de lado... Se esquecem das fotos que gostariam que o fotógrafo tirasse (isso porque não fez aquela listinha que só ficará completa se for feita com calma e antecedência), de músicas que amam mas que na conversa com o DJ simplesmente foram esquecidas. Enfim, acho que o fechamento de um contrato é só o começo do processo, depois dele temos que fazer os ajustes para que no grande dia TUDO esteja perfeito.

Então garotas, se já estão com o check list adiantado, mesmo faltando meses e meses para o grande dia, vamos agora aos detalhes ok??


Bjoooooooooos


Alê

terça-feira, 6 de abril de 2010

Ainda sobre os maus buffets...

Olá!!!

Como sabem não tenho aqui obrigação com temas, regras, ordens a seguir, escrevo sobre aquilo que me der na telha no dia, ou que de alguma forma tem feito parte da minha rotina no período... Então, depois de algumas semanas atendendo noivas em situação diferenciada percebi que é importante voltar a falar do buffet (um dos principais responsáveis pelo sucesso de um evento qualquer, inclusive casamento) e de como muitas noivas se empolgam e cometem erros enormes nas suas escolhas!! Só pra vocês entenderem, nas duas últimas semanas atendi várias pessoas, cerca de 8 dessas noivas tinham algo em comum, todas elas com buffet fechado (contrato assinado a maioria, 1 ou 2 fechamentos de boca) e simplesmente desesperadas porque, movidas por uma coisa ou outra, resolveram reincidir seus contratos. Olha, ficar sem buffet nas vésperas de um casamento é algo desesperador, e se alguém decide isso por livre e espontânea vontade é porque teve motivos pra isso... Mas por que chegam a esse ponto? Por que fecham contratos tão felizes e durante os preparativos resolvem mudar de idéia??

Como sabem não tenho resposta para todas as perguntas. Aliás se tivesse provavelmente não estaria agora escrevendo pra vocês, rs... Mas posso relatar resumidamente as falhas cometidas por essas clientes, pois ainda que cada uma tenha detalhes distintos, em suma com todas aconteceu mais ou menos a mesma coisa... Bem, já disse aqui que a fama do buffet não diz nada, então não vou chegar aqui e entrar em contradição... Mas quando me refiro a fama, falava em empresas super conhecidas, renomadas, que anunciam em tudo quanto é canto, tradicionais e tal... Mas se pararmos pra avaliar o termo de uma forma mais ampla, é imprescindível procurar buffets que tenham alguma fama sim - entandam, que tenham algum tipo de referência, indicação... Não há nada melhor do que conhecer a empresa de alguma foma, já ter ido em algum evento, conhecer algumas pessoas que já foram clientes (e aí ficar atenta para procurar pessoas com perfis diferentes, lembrando que o que é bom pra um não necessariamente é bom pra todo mundo), buscar saber o lado ruim também!! Isso mesmo, o lado ruim! Gente, não existe perfeição, todo mundo já errou em alguma coisa, o negócio é saber que erro foi esse, se a empresa soube contornar... Porque quem trabalha com festas sabe quantas crises temos que resolver num só dia, quantos incêndios temos que apagar!! As vezes pedem uma coisa, a tal coisa simplesmente não aconteceu, então a empresa conseguiu contornar? Ainda que não tivessem seu pedido totalmente atendido, os clientes ficaram satisfeitos?

Outra coisa IMPORTANTÍSSIMA é o pós venda! E nesse caso com evento existem 2 pós vendas. O primeiro logo depois do fechamento do contrato, e o segundo depois do evento em si. Não é por nada não, mas sei que grande parte das empresas do segmento se preocupam em fechar contratos, depois de tê-los assinados, simplesmente somem, é uma dificuldade para responder os emails dos clientes, atender ligações, tirar dúvidas. Não sei se vocês concordam comigo, mas o contrato com um buffet (e talvez com os outros fornecedores de uma festa) começa no dia em que foi assinado e vai até o término do evento! Nem sempre estou disponível pra todo mundo, 24h por dia, mas se tem uma coisa que eu faço questão é estar presente nos preparativos de todos os meus clientes, alguns mais (por questão de afinidade mesmo, acabo virando amiga), outros menos... Mas não seria capaz de fechar um contrato, sumir do mapa e reaparecer poucos dias antes do evento para fazer os últimos acertos!! Assim, procurem também saber dos ex-clientes como foi esse período entre a assinatura do contrato e da realização da festa. Tem gente que não liga, mas para noivas, principalmente, ter alguém com quem possa falar abertamente é algo muito importante.

Por fim, outra coisa que deve ser avaliada são empresas que prometem muito e pra tudo que o cliente pede as respostas são: "vai ficar lindo, boa idéia, isso é ótimo, dá pra fazer". Olha, milagres acontecem mas não são comuns, e empresa capaz de fazer milagre é coisa mais rara ainda... Então com uma verba restrita conseguir fazer uma festa de novela?? Estranho!!! Sei também que encontrar um profissional que te escute, não te censure, apóie suas idéias é algo sensacional... Mas percebam que nem tudo fica legal, tem coisas que podem ser melhoradas, ou que não fazem parte do seu orçamento. Então um bom profissional é aquele que tenta identificar o perfil e sonho do cliente, e materializá-lo da melhor forma possível... Temos que ouvir suas idéias e colocá-las em prática quando possível, ou adaptá-las de forma que fiquem melhores!!!

Então a regra é! Atenção!!! Já escrevi aqui antes, há um tempinho e repido: Tem noiva que parece que gosta de ser enganada... Não entrem nesse time, tá??


Bjoooooooooooos


Alê