sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vestido - Primeiro aluguel X exclusividade

Olá garotas,


Outro dia vi uma conversa entre noivas, algumas reclamavam que alugaram seus vestidos, pagaram mais caro pra ser primeiro aluguel, mas entre buscas e mais buscas por fotos de casamento, acabaram vendo o lindo vestido que tinham escolhido vestindo uma outra noiva...

Aí já sabe né? Revolta, agonia, briga com fornecedor, ameaças... Nunca tive esse tipo de preocupação, até porque não paguei por primeiro aluguel, mas para aquelas que pensam em pagar (ou até já pagaram) é importante esclarecer algumas coisas.


1. Quando você fecha um contrato de primeiro aluguel com uma loja, escolhendo um vestido que já existe, o que você está contratando é o direito de ser a PRIMEIRA A USAR AQUELE VESTIDO, e não a exclusividade do modelo. Em muitos casos, o modelo escolhido é de alguma grife, que vende para diversas lojas (algumas da mesma cidade) e se você fechou contrato com uma delas, todas as outras podem alugar livremente para qualquer outra pessoa.

2. Modelos exclusivos só são possíveis se você contratar um estilista que desenhe o vestido pra você, crie ele do zero (sem copiar de alguma revista).

3. Se você quer ao menos diminuir as chances de ver outra noivinha da sua cidade casando antes de você com o mesmo modelito, o ideal é escolher uma marca que só seja vendida por uma loja da cidade (tem marcas, principalmente as nacionais, que são oferecidas por grande parte das lojas, então isso aumenta as chances de encontrar muitos trajes iguais).

4. Corra atrás do seu vestido, sem se preocupar se ele é exclusivo ou não! Quando vestí-lo vai saber que é ele, e pouco importa se já foi usado por alguém, se tem outros 10 iguais por aí. Importante mesmo é saber que ele está perfeito em você.

Muitos beijos


Alê







Crédito da foto: http://ahoradosim.files.wordpress.com/2008/11/vestido-sipsosa2.jpg

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que servir??

Meninas,

Hoje estou com umas pendências pra resolver e por isso sem cabeça pra escrever algo que realmente interesse... Como também sou noiva e tenho minhas dúvidas, resolvi no texto de hoje passar a bola pra vocês. Vou fazer uma pergunta e aguardo as resposta...

O que vocês acham que deve ser servido em casamento?? Não quero respostas do tipo, doces, salgados... Quero coisas mais específicas, tipos de doces, tipos de salgados. Tem pessoas que acham que tudo deve ser muito refinado (mas as vezes isso não agrada aos convidados), outros querem agradar apenas e optam por coisas simples (o básico coxinha e quibe). O que é legal oferecer???

Quero só ver o que vão me responder!

Bjos

Alê

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Respondendo às perguntas...

Meninas,

Fiquei 24h sem internet, não sei bem os motivos, mas graças ao bom Deus agora há pouco ela resolveu voltar a funcionar... Por conta disso, hoje vou fazer um textinho curto só mesmo pra dar o ar da graça, rs!

Nos últimos dias recebi vários comentários (que adorei, claro), e entre eles algumas dúvidas. Então já que objetivo hoje é ser rápida, vou me concentrar apenas nas respostas, ok?

Primeiro a pergunta de Aline (ex aluna que adoro, e agora noivaaaaaaaaaaaaaaaa - vai ser minha cliente viu???) aproveitou meu comentário sobre cardápio e quantidade de comida, e me perguntou sobre jantar, o que servir, quanto servir... Então vamos lá, hoje não é muito comum servir jantar em casamentos, são vários os motivos: custos (isso realmente aumenta consideravelmente os custos do buffet) e o desperdício (se você servir doces, salgados, antepastos e ainda tiver jantar, muitos não vão aguentar comer). Ainda assim, tem noivinhas que querem colocar, como é o caso de Aline, então vamos as dicas.

- O ideal é que você ofereça ao menos duas opções de carnes (uma vermelha e outra branca) e vários tipos de acompanhamento. Fique atenta aos acompanhamentos, o legal é escolher opções que fiquem em harmonia com as carnes que serão servidas;
- Quantidade: Como o jantar é servido mais tarde, alguns convidados já não estarão mais na festa, além disso, como você já serviu doces, salgados (mesmo que em menor quantidade) é comum ter pessoas que não queiram jantar. Assim, para evitar grandes desperdícios, se você tiver 200 convidados, peça ao buffet o jantar para 150 pessoas, por exemplo. Ainda vai sobrar, mas não tanto quanto antes! IMPORTANTE: essa dica só vale se você servir doces, salgados, antepastos... Se o jantar for a única (ou quase) opção de cardápio, aí ela tem que ser muito caprichada.

Finalmente a dúvida de Vanessa (noiva da comunidade, amiga de tópico!!!!!). Confesso que não sou grande conhecedora de vinhos e espumantes. Todos os especialistas afirmam que o Brutt é o espumante que mais se adequa a todo o cardápio servido numa festa de casamento, cai bem com os salgados, então é uma ótima opção. Mas como gosto sempre de sair da teoria e falar aquilo que vejo nas festas, minha opinião é: muita gente acha o sabor do Brutt muito amargo, e por isso o Demi Sec acaba sendo uma alternativa pra isso. Não chega a ser um espumante doce, mas a sensação de "amargo" entre aqueles que não tem muito costume de beber é menor, assim ele acaba sendo melhor aceito.

Bem, é isso!

Bjokas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Decifrando o cardápio...

Olá,

Muitas vezes, quando envio um orçamento percebo que parte das clientes não está muito por dentro das novidades oferecidas pelos buffets. E aí vendo tantos nomes novos, ficam meio que viajando sem saber exatamente o que significa cada coisa, e o que efetivamente será servido. Assim, meu objetivo hoje é falar de algumas coisas que são atualmente servidas, explicando seus formatos, nomes e tudo mais que me der na telha, akakakakakakakakaka....

Não tenho acesso aos cardápios de tudos os buffets, aliás, não conheço quase nenhum, mas como convidada, e tomando o que eu trabalho como referência, posso citar algumas coisinhas que têm gerado muitas dúvidas, vamos lá!

Canapés: Não sei porque, mas a palavra canapé meio que ficou estigmatizada como torrada com um patê em cima. Na verdade, canapé pode ser muito mais do que isso, são ingredientes, formatos, cores, sabores mais variados. A grande característica dos canapés é que muitos deles são servidos frios (não é regra) e são opções salgadas mais leves, e por isso indicadas para serem servidas no início da recepção. Assim, enquanto os convidados estão chegando, muitos deles como não comeram nada ainda, é indicado servir algo mais leve, que já coloque-o no clima da festa, mas aos pouquinhos, rs.



Finger Foods: Na verdade, se parar para analisar, um canapé pode ser um finger food... Porque finger food, traduzido literalmente é uma comidinha para comer com as mãos, sem uso de talheres. Assim, tudo que é servido em porção pequena, pode ser encarado como tal. No entanto, o finger food em si tem uma preocupação maior com a apresentação, são usados acessórios como colheres chinesas, loucinhas especiais, copinhos de vidro, palitinhos de porcelana... Tudo pra deixar a iguaria linda e ainda mais apetitosa. pode ser levado diretamente a boca, sem precisar cortar, dividir. Uma coisa importante é que os finger food podem ser salgados ou doces, viu??


Mini empratados: São comidinhas servidas em partos de sobremesa, pequenas porcelanas ou cumbuquinhas. É como se fosse um jantar só que servido em porções super pequenas. Assim o convidado pode provar várias opções diferentes, o que seria complicado se você servisse as porções em quantidades normais.

Depois com mais tempo posto umas fotos pra vocês visualizarem melhor.

Bjos

Alê

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Você tem sede de que???


Sim, não vou falar de comida e simplesmente deixar minhas amiguinhas sem assistência na parte das bebidas né?? Aooooooooooonde, não é bonito faltar comida, mas faltar bebida também não pode, ne?? Falando nisso, há um ano fui num casamento no Quartel de Amaralina (Salvador/Bahia), cerimônia e festa no mesmo espaço, e antes da cerimônia começar já não tinha mais água, acreditam?? Fiquei com vergonha pelos noivos, e o pior é que a culpa não era deles, é o buffet que tem que orientar, passar as quantidades.

Mas como acho que não devemos depender nunca de ninguém, quero que todas vocês possam calcular as bebidas que servirão, assim vamos as dicas. O que vocês precisam saber, inicialmente, é que se tiverem vários tipos de bebidas alcóolicas e sem alcool, a quantidade individual de cada uma delas é menor. No momento em que você corta alguma coisa, ou prefere só ter uma opção, aí a quantidade dessa escolhida é muito maior (o que é óbvio né???).

Outra coisa importante, tudo é calculado com base no número total de convidados que você tenha... Nada de falar, "ah, mas tem gente que não bebe tal tipo de bebida", é justamente por isso que se faz uma média, alguns não bebem, outros bebem mais, então são elas por elas...

Assim, para uma festa onde sejam oferecidas todas as principais bebidas as quantidades são:

- 500 ml de refrigerante por pessoa
- 300 ml de água por pessoa (se colocar suco ou água de coco é a mesma proporção da água)
- 200 ml de coquetel de frutas sem álcool por pessoa
- 1 garrafa de cerveja por pessoa (ou 1 lata e meia)
- 1 garrafa de espumante para 4 a 5 pessoas
- 1 garrafa de whisky para cada 25 pessoas
- 1 garrafa de vodka (no caso de ter mesa de roska) para cada 20 pessoas

É claro que algumas variações são consideradas nesse cálculo, como: período do ano (se está mais calor é provável que as pessoas consumam mais água e outras bebidas que são servidas geladas), festas durante o dia há maior consumo de bebidas geladas e cerveja. Fora isso, tem a questão duração da festa. Se você vai fazer um brinde, pode reduzir um pouco das bebidas, tá??

Agora se em sua festa você só servir um tipo de bebida alcóolica seria:

- 1 garrafa de espumante para cada 2 pessoas (mais 20% como segurança)

ou

- 1 garrafa de whisky para 10 pessoas

ou

- 2 garrafas de cerveja por pessoa


Acho que por hoje é só.

Bjooooos


Alê

Créditos da foto:
www.hmsinformatica.com.br/lacen/

Você tem fome de que??

Meninas,

O dia pra mim começou cedo hoje, mas a correria foi tanta que só pude aparecer por aqui agora! Bem, entre os tantos compromissos, parei para um bate papo muito gostoso com outra noiva/cliente que virou amiga, Beta. Aliás, diga-se de passagem, Beta casa daqui a 13 dias, nos conhecemos quando ela começou a pesquisar buffet e desde então papeamos diariamente!!

Enfim, como ela tá nas vésperas do casamento, conversamos sobre vários detalhes, decoração, o posicionamento dos móveis na recepção, cardápio, e aí veio o grande questionamento dela e que por ser o mesmo de muitas outras, resolvi comentar aqui: "será que a comida vai dar???????"

Acho que essa á uma das perguntas que mais escuto, todas fic
am naquela neurose, morrendo de medo de faltar comida, faltar bebida. Até entendo essas dúvidas, muitas vezes eu também me faço essa pergunta, e acho que isso acontece tanto porque tem alguns buffets que não ajudam, já que mandam propostas surreais, com quantidade de comida que alimentaria um batalhão recém chegado de uma guerra...

Enfim, como algumas sabem, existem certas convenções, e elas servem de parâmetro para calcularmos o quanto deve ser servido para não faltar, mas também para não ter sobras excessivas de comida. Assim, numa festa as quantidades sugeridas são:

10 salgados p
or pessoa
5 a 6 doces por p
essoa
2 pães por pessoa
100 g de frios/antepastos por pessoa
100 g de bolo por pessoa

Minha experiência aponta que isso é suficiente para todos comerem bem e ainda sobrar! É claro que essa é uma média, e a depender da festa que você vá fazer e principalmente do perfil de seus convidados essas quantidades podem mudar. Exemplo, se vai fazer uma recepção curta, 2 a 3 horas de duração, pode reduzir as quantidades sugeridas. Se pretende começar a festa mais cedo e terminar ao amanhecer, é interessante incluir mais algumas coisas no cardápio pra garantir... Tem também o perfil dos seus convidados, isso tem que ser muito avaliado na hora de definir quantidades. Eu não sei vocês, mas minha família associa muito comemoração com comida, assim todos costumam comer mais do que o normal! Nesse caso, se seus convidados têm esse perfil, é prudente aumentar as quantidades, ou oferecer alguma outra opção além das listadas para atender a demanda.

Hoje em dia os mini empratados viraram febre, e por isso praticamente todos os buffets oferecem, o normal é que seja oferecido 2 por pessoa, mas já vi casos onde são oferecidos até 4!!! Sinceramente, acho isso um exagero!!! Uma coisa é você reduzir um poucos os salgados ou os antepastos, e aumentar os mini empratados porque prefere os sabores, a apresentação, isso tudo bem! Mas ter tudo o que falei antes, nas quantidades certinhas, e ainda oferecer 4 mini empratados??? Vai sobrar e muito!!!

Não sei bem o porquê de alguns buffets oferecerem tanta comida. Não sei se é pra justificar preços muito mais elevados, ou se é pra tranquilizar as noivas que normalmente têm pavor da palavra POUCO, mas sei que se você está procurando buffet agora, minha dica é: capriche na comida, mas não esqueça das quantidades médias sugeridas. Afinal de contas, seria muito chato no final de sua festa de casamento você perceber que o que pagou daria pra ter feito DUAS festas ao invés de uma só!

Bjos


Créditos da foto: http://dicasparacasamento.files.wordpress.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Que tal uma corzinha???

Oi de novo, ontem atendi uma cliente (na verdade foi coisa rápida, fechamento de contrato só) e conversamos sobre decoração, mas especificamente de cores... Falando com ela percebi como muitos casais, por medo de errar, acabam escolhendo cores sóbrias, suaves e comuns em seus casamentos.

Quem me conhece sabe que adoro cor, e mais do que isso, gosto de testar, brincar com estampas, tons, misturas... Acho isso super bacana! Verde e branco é bonito, rosa também, mas são tantas as possibilidades, porque não trazer um pouco de personalidade no grande dia?? Não com a intenção de apenas ser diferente, mas com o objetivo de se mostrar um pouco mais através dos detalhes, das cores utilizadas na decoração.

Tem momentos em que vejo fotos de casamento por aí, e sinceramente sempre fico com aquela sensação de que já vi aquilo em algum lugar, é como se a maior parte dos casamentos trabalhasse com a mesma decoração só que com pequenas alterações. Não gosto de nada padronizado, nem sempre o cliente me permite sair do convencional, mas quando isso acontece, como fico feliz!

Aqui estão alguns exemplos de decoração com combinações de cores não tão frequentes, mas que em minha opinião ficaram lindas demais!!!

Alê












Crédito das fotos: http://theperfectpalette.blogspot.com/

Inocência de Noiva...

É, hoje o dia vai ser longo... Dessa vez vai ser bem curtinho, mas preciso fazer uma pergunta pra vocês, e pra mim mesma: Porque tem tanta noiva que pede pra ser enganada por aí??

Jesus do céu, quando penso que já vi de tudo, tem sempre uma que me aparece fechando certos contratos, procurando certos fornecedores. Isso que é ser inocente???

Casamento é coisa de gente grande...

Como estou empolgada, vou começar logo a escrever uma coisa que já há algum tempo eu ouvi... Participo de uma comunidade no orkut, voltado para noivas (e fornecedores), e num determinado momento, entre as indicações e não indicações de fornecedores, uma noiva (agora casada) que eu adooooooooro, apesar de não conhecer pessoalmente, comentou assim: "eu acho que casamento é coisa de gente grande", o que significa que pra ela esse tipo de festa é melhor realizada por empresas mais renomadas (entenda-se famosas) e tradicionais na cidade.

Bem, vou colocar aqui as minhas impressões sobre a relacão fama do buffet X qualidade do evento, até porque conheço pessoas que fecharam contratos com buffets menores e agora estão morrendo de medo de tudo dar errado...

Vamos lá, é claro que é de se imaginar que um buffet renomado conseguiu chegar a esse nível por conta de ter realizado eventos bem sucedidos. Acho difícil alguém ter fama as custas de um trabalho mais ou menos. No entanto, hoje em dia existem muitas empresas por aí, algumas antigas, outras nem tanto, umas que investem em propaganda, outras que preferem a propaganda boca a boca e por isso não são conhecidas pelo grande público. O fato é que fama não é garantia de qualidade!

É verdade que alguns buffets já consolidados dispõem de mobiliário, uma estrutura vasta para a comodidade dos noivos, mas em alguns casos, justamente por terem tudo, meio que trabalham com um pacote pronto, oferecendo a todos os clientes praticamente a mesma festa, com os mesmos móveis, o mesmo cardápio, zero de personalização, parecem meio acomodados. Outros buffets, tão famosos quanto, se preocupam em fazer um projeto personalizado de acordo com o perfil do cliente, então estão sempre dispostos a inovar, investir, fazer algo de novo.

Mas o que quero dizer, gente, é que fama não quer dizer nada. Já fui em festas de buffets super famosos e fiquei chocada com várias coisas, garçons mal educados, comida não tão boa, entre outras coisas. Não que seja coisa que aconteça com todos e sempre, mas acontece sim!!! Também já fui em festas de buffets que nunca ouvi falar na vida e simplesmente amei tudo!

Acho que na hora de escolher um buffet, o currículo dele deve ser avaliado, vá em festas, fale com ex clientes, pesquise, verifique o que será oferecido e compare com outros (pra saber se as quantidades são pertinentes), prove e veja se o que é servido se adequa com o seu paladar, documente tudo que você está contratando (em detalhes)! Ah, uma coisa muito importante também é avaliar se o preço cobrado por ele está mutio abaixo do mercado (peça orçamentos semelhantes para outros), se é muito barato desconfie e muito!! Esse é o segredo! É contratar aquele que é perfeito pra você! Que mesmo não sendo grande, possa atender as suas necessidades tão bem quanto. E relaxem, porque fama não garante nada, ok?

Bjos

Alê

Primeiras palavras...

Oi gente,

Chegando agora e com um friozinho na barriga.... Deixa eu me apresentar, sou Alê, noiva, caso em julho de 2010, nunca pensei em escrever um blog, e acho que não faria se fosse apenar pra dividir os meus preparativos.

Acontece que além de ser noiva, trabalho com eventos há algum tempo, e meu carro chefe é casamento! Adoro casamento! Já organizei muitos, estudei muito sobre o assunto e meio que informalmente comecei a ser solicitada por muitas amigas, todas querendo minha opinião, indicações, dicas. Aí finalmente há 2 dias atrás uma pessoa que adoro muito, Leilinha, cliente que virou amiga, me disse que deveria ter um blog pra ajudar mais gente por aí, não só aquelas que me conhecem.

Não gostei muito da idéia na hora, mas pensei melhor e vi que poderia ser uma boa. Não sei onde isso vai dar, se vou ter tempo pra aparecer com frequência, se vou trazer informações que realmente sejam úteis, mas juro que vou tentar!!

Então é isso, espero que possa contribuir positivamente nos preparativos de algumas de vocês.

Bjooooooooooooooos


Alê